quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Resenha #2: A Culpa é das Estrelas

“Alguns infinitos são maiores que os outros” – John Green

Com o título original de “The Fault in Our Stars”, é um livro escrito por um de meus autores favoritos, John Green; autor também de “Looking for Alaska” e “Paper Towns”.

A Culpa é da Rita naupera. A Culpa é das Estrelas (ACEDE para os íntimos) apresenta Hazel Grace, uma paciente terminal de câncer nos pulmões. “UAL um livro tentando comover os leitores com uma doença já vi isso”. Não. Apesar de ser um livro sobre uma garota doente, a obra se foca na garota, e não na doença.

Tudo começa com Hazel sendo obrigada por sua mãe a frequentar um Grupo de Apoio, onde conhece Augustus Waters. “Aí se apaixonam à primeira vista e af”. Não. ACEDE é extremamente realista e foge dos clichês românticos. Na verdade, tão realista que é essa a nota do autor:


Enfim. A partir daí, graças à cara-de-pau de Augustus, desenvolve-se uma relação entre os dois (não necessariamente romântica) – por causa de um livro, Uma Aflição Imperial; que aliás, EXISTE (UAL intertextualidade) e eu pretendo ler.

ACEDE se trata de um romance romântico (quequeque). Coisa que eu não suporto. Ok. O que o diferencia (além do realismo de toda a narração) é que não se trata apenas disso, tanto que durante a maioria da história, Augustus e Hazel são apenas amigos (não por falta de tentativas de Sr. Waters) e isso garante humor em momentos completamente inesperados.

Quando li, na capa, “Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais”, por Markus Zusak, pensei na hora: vai nessa. Sendo sincera, eu realmente não chorei, mas ri e me comovi. Até porque, caso você não se comova, desconfie de ser um dalek. Em geral, não é um livro triste nem humorístico. Espere de tudo. A obra narra as ironias da vida (falanxifor e o câncer nos ossos que o diga). Os personagens são TODOS completamente brilhantes (Isaac é o melhor).

O livro conta com duas capas, a mais comum abaixo (mas eu coloquei a outra no topo porque a acho mais bonitinha e sou dessas. #foradalei)

Para finalizar, uma coisa eu garanto: você nunca mais vai ler “ok” do mesmo jeito.

“Perturba-me a ideia de que pessoas com dor que estão sendo drenadas da existência deveriam ser perpetuamente alegres e compadecidas sobre isso” - John Green

Livro: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 283
Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário