terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Resenha #1: Sereia



Livro um da série.

Hellou qirids,

Sereia é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome, escrita por Tricia Rayburn. Residente em Long Island, Estados Unidos, a autora já publicou outros títulos como Ruby’s Slippers e Maggie Bean. Sereia foi uma estreia notável na categoria para jovens e adultos, com tradução para dez países.

Se você pensa que Sereia é mais um clichê baseado nas lendas, está muito enganado. Infelizmente, isso foi o que eu pensei, e por um longo tempo o livro ficou mofando na estante, esperando a minha boa vontade. Por fim, devo admitir que minhas expectativas foram superadas - e muito. Devido a isso, resolvi aderir a missão de tentar retirar esse preconceito de você também. A recriação da lenda é incrível, e merece ser lida.

O livro já inicia expondo a relação de admiração e dependência de Vanessa com a sua irmã mais velha, Justine. É possível perceber que Vanessa é tímida, insegura, e sempre viveu nas sombras de sua aventureira irmã, a qual ela considera mais bonita, inteligente e divertida – perfeita (#recalque). Diante da misteriosa morte de Justine, acompanhamos todo o desespero de Vanessa e seu empenho em descobrir a verdade por trás desse caso não solucionado. {Apesar de considerar a Justine louca, eu fiquei revoltada quando ela morreu. É um acontecimento fundamental para o desenvolvimento da trama, mas em primeiro momento, temos a impressão de que o personagem mais legal morreu e a protagonista será a chata e sem graça. Mas, com o tempo, a Vanessa conseguiu provar seu valor.}

É incrível que, durante todo o desenrolar da história, novos mistérios vão aparecendo, e acompanhamos o raciocínio de Vanessa ao longo de suas descobertas (sim, nostalgia Scooby-Doo), revelando que a morte de Justine era apenas o começo (morte apenas o começo? ironia oi) de algo muito maior do que ela imaginava. Além disso, um antigo amigo prova poder ser mais do que isso.

{Porém, há algo que eu preciso criticar nesse livro. Tendo "Sereia" como título, já iniciamos a história com as criaturas mitológicas com caudas e voz hipnotizante na cabeça, e tendemos a ficar buscando uma relação entre os acontecimentos do livro e esses seres durante toda a leitura. Na minha opinião, eu preferiria ter começado o livro sem fazer tais associações, e isso só teria acontecido caso o título fosse outro.}

Com a constante busca pela verdadeira identidade, considerei Sereia um ótimo livro, com uma narração envolvente e interessante, de linguagem fácil e com uma mistura harmônica de suspense, aventura, drama e romance. Estou ansiosa para ler Encanto, o segundo livro da série.

Eu sei que v6 nao aguentam viver sem mim, mas aguardem a próxima postagem. XOXO

Livro: Sereia
Autor: Tricia Rayburn
Editora: Verus editora
Páginas: 306
Skoob: clique aqui

Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário